Audiência discute desafios para universalizar a conectividade nas escolas públicas

 
 
Ag. Câmara (Foto: Marco Santos)

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação da Câmara dos Deputados discutem nesta segunda-feira (4) os desafios da universalização da conectividade nas escolas públicas.

O debate foi sugerido pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Kim Kataguiri (União-SP).

"Os desafios relativos à conectividade no Brasil já existem há algum tempo, porém, foram sobremaneira intensificados com a pandemia", afirma o parlamentar. Segundo ele, a falta de conectividade nas escolas, as dificuldades na formação dos professores e o uso pedagógico de tecnologias digitais aumentam a distância entre o Brasil e outros países.

"Das 140 mil escolas públicas no País, 20% não tem internet e apenas 6% das conectadas têm velocidade adequada para uso pedagógico", afirma Kataguiri.

Segundo o deputado, a organização sem fins lucrativos MegaEdu tem buscado levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas. Inspirada na iniciativa norte-americana EducationSuperHighway, a MegaEdu trabalha com gestores de políticas públicas e empresas de telecomunicação "para criar soluções simples que liguem quem tem direito ao acesso e quem pode ajudar a transformar a educação".

A CEO da MegaEdu, Cristiene Castilho, foi convidada para participar da audiência na Câmara. Além dela, foram chamados, entre outros:

- o diretor-conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino;
- o presidente da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), Maxwell Borges de Moura Vieira;
- o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Conrado Leiras Matos.