Atividades de prevenção à saúde mental marcam encerramento da campanha 'Janeiro Branco' na Alema

 
 
Fonte: ALEMA

Com mais palestras e atividades de dinâmica em grupo, a Assembleia Legislativa, por meio da Diretoria de Saúde, encerrou, na manhã desta sexta-feira (31), a programação alusiva à campanha "Janeiro Branco", um convite ao cuidado visando ao bem-estar mental e emocional. Desta vez, o setor que participou das atividades foi o Gabinete Militar. E em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), servidores da Alema também participaram de ações no Parque Rangedor, onde foram realizadas diversas atividades como sessões de alongamento, massagem, piquenique, avaliação nutricional e corporal.

A psicóloga do Setor Médico da Assembleia, Flávia Uchôa, uma das coordenadoras da campanha, fez uma avaliação positiva dos eventos.

“A campanha ‘Janeiro Branco’ tem uma abrangência mundial e o Maranhão não poderia ficar de fora.  Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, cumpre seu papel nesse processo de mobilização em favor da saúde mental dos seus servidores. Hoje encerramos nossas atividades com os militares e civis que compõem o Gabinete Militar da Assembleia. Nossos militares são muito bem preparados, mas também sofrem pressões, então entendemos que eles têm demandas emocionais que precisam ser trabalhadas" disse a psicóloga, acrescentando ainda que a campanha ‘Janeiro Branco’ na Alema foi trabalhada de forma a levar ações de psicoatividades a todos os setores da Casa.

Autoconhecimento

A campanha "Janeiro Branco" tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção da saúde mental e incentivar a busca pelo autoconhecimento, que acabam sendo mascarados com a rotina. Os recursos psicoeducativos têm como objetivo resgatar essas emoções e sentimentos.  

O psicólogo da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Rui Cruz, destacou a importância de tratar sobre esse tema com o público militar, alvo das atividades da campanha nesta sexta (31). "Ao falar de temas que envolvem a saúde mental e emocional desse público, nós provocamos a reflexão e uma melhor avaliação sobre suas condutas, principalmente dentro de seus lares com seus familiares", disse.

Segundo Cruz, também é uma maneira de entender que estando bem em casa certamente terão um aproveitamento melhor no trabalho. Da mesma forma é importante para que o trabalho militar, que envolve ansiedade, medo e violência, não possa interferir no ambiente familiar. 

"O militar precisa ser avaliado constantemente por se tratar de uma profissão que trata com o público e porque lida com situações de violência. Então é importante tratar as questões sociais, emocionais e comunitárias desse grupo, para que eles possam fazer um trabalho de excelência, principalmente na ‘Casa do Povo’, onde pessoas realizam manifestações diversas, o que requer equilíbrio emocional no trato com essas pessoas", frisou Rui Cruz.