Assembleia realiza capacitação de articuladores do Selo Unicef

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa sediou, nesta sexta-feira (01/11), no Auditório Murilo Aguiar, a capacitação de articuladores e mobilizadores do Selo Unicef, evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) no Ceará e pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) da AL.O evento marca a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, a Semana Cada Vida Importa, realizada de 11 a 14 de novembro.

O encontro tem o intuito de sensibilizar e engajar articuladores e gestores de 160 municípios do Estado acerca de questões ligadas à prevenção de homicídios, uma vez que eles mobilizam a implementação do Selo Unicef pela prevenção de formas extremas de violência contra crianças e adolescentes, como homicídio, suicídio e acidentes de trânsito.

A redução de mortes por causas externas é uma das exigências para que os municípios participantes consigam a certificação do órgão internacional.

O relator do Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, deputado Renato Roseno (Psol), fez uma contextualização dos homicídios no Ceará e informou que o selo Unicef chega a 176 municípios. Este ano, foi incorporada a obrigatoriedade de que, para adquirir o selo, cada município precisa apresentar um programa de prevenção à violência.

“O governo municipal tem a capacidade de liderar a sociedade, organizar a intervenção do território, seja a urbanística, ofertando projetos para os adolescentes que estão em risco, melhorando a escola e combatendo a evasão escolar", ressaltou Renato Roseno.

Na avaliação do deputado, o contato com os municípios é um momento de estimulá-los a abraçar o desafio de ter uma agenda assertiva de longo prazo. “A violência não só se reprime, ela pode ser prevenida. Se a gente não investir em prevenção à violência, a gente vai continuar sendo obrigado a investir em repressão”, assinalou.

A programação contou com palestra sobre a linha do tempo do Selo Unicef (2019 a 2020), ministrada pelo coordenador do escritório da Unicef no Ceará, Rui Aguiar; as ações de validação do Selo Unicef, com Nilson de Souza, e apresentação de agenda da Semana Cada Vida Importa, por Thiago de Holanda. Na ocasião, houve ainda uma socialização de ações municipais sobre prevenção de suicídios de jovens dos municípios de Ocara, Sobral e Quixeré.