Assembleia Legislativa homenageia atletas maranhenses que participaram dos Jogos Pan-Americanos

 
 
JORNAL NORDESTE com Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na manhã desta segunda-feira (26), em sessão solene, a Assembleia Legislativa do Maranhão prestou uma homenagem aos atletas maranhenses que representaram o Brasil este ano nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A homenagem é fruto de proposição formulada pelo deputado Duarte Jr. (PCdoB). Para ele, o desempenho dos maranhenses deve render frutos.

“Esta homenagem é uma forma de agradecimento por eles terem representado, com talento e garra, todo o povo do Maranhão e uma forma de ampliar suas conquistas que, com certeza, serão exemplo para novas gerações de esportistas de várias modalidades”, discursou Duarte Jr, logo no início da solenidade.

Durante a cerimônia, presidida pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), foram homenageados três medalhistas de ouro na tradicional competição entre países das Américas do Sul, Central e do Norte: Ana Paula (ouro no handebol), Bruno Lobo (ouro no kite surf) e Marlon Zanotelli (ouro no hipismo).

Também foram homenageados Welington Silva, que integrou o time de atletismo, e Thalia Costa e Daniel Silva, da seleção brasileira de rugby. Durante a sessão solene, eles foram agraciados com placas de honra ao mérito.

Além de um grande número de atletas, acompanhados de amigos e familiares, a solenidade contou também com a presença dos secretários de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteria, e de Igualdade Racial, Gérson Pinheiro, além do secretário municipal de Esportes, Rommeo Amin, e do professor Emanuel Péricles Salvador, chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, que na cerimônia representou a reitora da UFMA, professora Nair Portela. 

Rogério Cafeteira saudou os homenageados e parabenizou o deputado Duarte Jr pela iniciativa de propor e realizar a homenagem aos atletas. “Além de elogiar o deputado Duarte Jr, acho importante destacar o valor simbólico desta homenagem a todos os nossos atletas e, uma vez mais, ressaltar a importância do esporte como formador de cidadãos. Nunca é demais frisar o esporte como uma valiosa ferramenta de inclusão de nossos jovens, sobretudo nestes tempos de vida tão conturbada”. 

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade), que fez questão de participar da sessão, disse que é muito importante valorizar todos os atletas, pois esporte é saúde. “Esta cerimônia representa uma manifestação de apoio, incentivo e reconhecimento a todos os nossos atletas e a todo o esporte maranhense”, salientou.

O atleta Bruno Lobo, que conquistou medalha de ouro no Pan-americano, falou em nome de todos os homenageados, frisando que o esporte tem um papel social muito importante. “Agradeço em nome de todos os nossos atletas, porque sei que nossas conquistas são sempre fruto de muito esforço, perseverança e dedicação, sobretudo para aqueles que sonham ser atletas de alto rendimento”, afirmou, destacando a importância da valorização dos atletas no Maranhão.

Ao término da sessão, foi exibido um vídeo institucional produzido pelo gabinete do deputado Duarte Jr em homenagem a todos os atletas maranhenses. Duarte Jr disse que as conquistas obtidas pelos jovens atletas representam verdadeiros exemplos para toda a sociedade: “O desempenho desses maranhenses entra para a história. Daí a minha alegria por fazer essa honrosa e justa homenagem àqueles que representaram tão bem o Maranhão além fronteira”, ressaltou o deputado.