ANTÔNIO HENRIQUE QUER BATIZAR ESTRADA COM O NOME DE GETÚLIO RODRIGUES SETÚVAL

 
 
Divulgação/AgênciaALBA

O deputado Antônio Henrique (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o projeto de lei 23.531/2019, que dá o nome de Getúlio Rodrigues Setúval à BA-335, no trecho que liga a sede de Pilão Arcado ao distrito de Lagoa do Padre. 

De acordo com o parlamentar, Setúval era político e agropecuarista das barrancas do São Francisco. Nasceu em 1882 e faleceu em 1945. Descendente de família numerosa e tradicional na política, ele comercializou por todo interior de Pilão Arcado, “abrindo estradas e construindo relações políticas por onde passou, fortalecendo vínculos permanentes entre o interior do município e as cidades ribeirinhas do Velho Chico”. 
 
O progressista explica que, como proprietário da fazenda Gado Bravo, em Pilão Arcado, Setúval foi um dos maiores criadores de bovinos, equinos e caprinos do município e o maior fornecedor, para Bahia e Minas Gerais, de pescados salgados, “contribuindo, assim, consideravelmente para o desenvolvimento do Vale do São Francisco”. 
 
Capitão da Guarda Nacional, conforme Carta Patente datada de 21 de fevereiro de 1912, concedida pelo então presidente da República Hermes  da Fonseca, Getúlio Rodrigues Setúval foi coletor da Vila de Pilão Arcado, prefeito, vereador e delegado de polícia do município. A homenagem de Antônio Henrique se dá em “função do espírito público e da dedicação pelo crescimento do município” revelados por Getúlio Setúval.