ALDEN DEFENDE DOAÇÃO DE CABELO EM LEI FEDERAL

 
 
AgênciaALBA

O deputado Capitão Alden (PSL) defendeu a inclusão, na lei federal 9.434/1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante, a inclusão da doação de cabelo e mechas de cabelo para pacientes com câncer ou que estejam realizando tratamento de quimioterapia ou radioterapia. 

 

Em indicações encaminhadas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, Alden lembrou que o diagnóstico de câncer não é fácil. “Paciente e familiares experimentam uma série de sensações ao se deparar com um câncer. Angústia, desespero, tristeza, estresse e até mesmo revolta. Muitas vezes, todas essas variações podem desencadear um quadro mais complicado no momento do tratamento”, observou.

 

Para o parlamentar baiano, algumas preocupações podem ser amenizadas com ações simples. “Entre tantas inquietações que surgem a partir da confirmação do diagnóstico e definição do tratamento, muitas vezes ainda é preciso encarar a perda dos cabelos, que costuma acompanhar a quimioterapia e, em alguns casos, a radioterapia”, pontuou ele, no documento. 

 

Alden lembrou que existem alternativas para lidar com a queda dos fios de cabelo, sendo uma delas a utilização de perucas – uma importante ferramenta para resgatar a autoestima e consequentemente dar força para lutar contra a doença. “Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existe cada vez mais pessoas interessadas em doar as madeixas cortadas para ajudar pacientes oncológicos, mas não sabem como fazer isso”, argumentou.

 

Atualmente, acrescentou ele, várias instituições não governamentais trabalham em prol desta causa, sendo uma delas, com maior destaque, no estado de São Paulo, o Instituto Amor em Mechas. “Tendo como princípio motivador o espírito solidário entre mulheres que estejam dispostas a doar suas mechas, através da doação de perucas para pacientes que perderam seus cabelos por causa da quimioterapia ou alopecia, elevando a autoestima e colaborando no tratamento”, afirmou ele, ressaltando a importância da doação.