AL debate em Caridade políticas públicas para vaqueiros e aboiadores

 
 
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agropecuária, realiza, nesta sexta-feira (18/10), às 9h, na Câmara Municipal de Caridade, audiência pública para discutir políticas públicas para valorização de vaqueiros e aboiadores do Ceará.


O autor do requerimento, deputado Moisés Braz (PT), argumentou que a oportunidade é para aprofundar a discussão, ouvindo os anseios do segmento, que, segundo ele, desenvolve atividades produtivas e culturais historicamente. “Mesmo assim não são reconhecidos como categoria de trabalhadores e nem mesmo pelas comunidades tradicionais”, explica.

Entre os temas que serão discutidos estão: reconhecimento e valorização das atividades culturais de tradição familiar de vaqueiros e aboiadores de diversas comunidades rurais; inclusão e reconhecimento do sistema produtivo tradicional dos vaqueiros e aboiadores do sertão cearense em instâncias estadual e federal, entre outros.

Entre as instituições convidadas estão a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).