1 Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco chega ao fim falando de experiências no sistema socioeducativo

 
 
Luiz Filipe Freire
Aspectos teóricos e práticos da adolescência à luz das vivências em uma unidade da Funase foram apresentados ao público

No último dia da 1ª Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco, o público presente pôde conhecer a execução das medidas socioeducativas como um ambiente propício para a produção de conhecimento sobre a adolescência. A palestra que encerrou o evento, realizado em quatro dias alternados do mês de outubro no prédio anexo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), no Recife, abordou o tema “Desenvolvimento infantil, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos: quebrando tabus”. O palestrante foi o coordenador geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, Márcio Oliveira, que traçou paralelos entre aspectos teóricos e experiências práticas vivenciadas na unidade de internação.

 

“Falamos, por exemplo, sobre uma não identidade na adolescência como sendo um momento importante do processo de desenvolvimento, porque, quando a pessoa deixa de ser criança e chega à fase seguinte, é como se estivesse ensaiando a vida adulta, e esse processo da adolescência fica um pouco perdido. Refletimos também sobre a vivência nessa fase da vida no que se refere a características de ter e poder, trazendo experiências vivenciadas junto a adolescentes da unidade”, destacou Márcio.

 

Ainda segundo o palestrante, o evento foi importante por mostrar como as diferentes áreas que lidam com a infância e a juventude podem trabalhar integradas e compartilhar experiências. “Foi algo muito positivo também pela oportunidade de mostrar a Funase como um campo real de conhecimento. Na execução das medidas socioeducativas, não realizamos apenas o operacional, mas também produzimos conhecimento a partir do dia a dia, no contato com os adolescentes. Além disso, pudemos ver como é importante a integração entre os diversos serviços e áreas da própria secretaria, o que foi muito bom”, afirmou o coordenador.

 

O encerramento da 1ª Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco, que também teve a participação de Adriana Duarte, do Coletivo Mulher Vida, como palestrante, contou com a participação do secretário executivo de Políticas para Infância e Juventude, Félix Aureliano, que representou o titular da SDSCJ, Sileno Guedes. Também estiveram presentes o gerente de Políticas para a Criança, Macdouglas Oliveira, outros servidores da secretaria e pesquisadores. Nos outros dias do evento, já tinham sido abordados os temas “O desenvolvimento da criança com deficiência: inclusão e desafios”, “Desenvolvimento infantil, aspectos, fatores e neurociência: a criança em foco” e “Desenvolvimento infantil e violência, impactos e consequências: precisamos falar sobre isso”.